sexta-feira, 1 de maio de 2009

Trancoso - O luxo da simplicidade


"Viagens são muito pessoais. Impressões sobre os lugares visitados mais ainda, eu sei. Portanto não vou ficar surpreso se acharem estranha a minha comparação. Mas pisar no Quadrado (explico o que é logo abaixo), à noite, me remeteu imediatamente à mesma sensação que tive ao estar na "Piazza San Marco", também à noite, em Veneza. Talvez por ser um lugar imenso em comparação ao resto da cidade, cheio de pequenas ruas e becos. Talvez pelo fato de você olhar para o céu e poder ver somente o céu, sem nenhum obstáculo. Mas acho que é mesmo pela magia do lugar. Impressões à parte, todos concordamos que certos lugares tem uma magia, não? Esse é mais um caso, garanto.

Trancoso fica no sul da Bahia, a 80 km de Porto Seguro. É (ou era) uma aldeia de pescadores que foi fundada pelos Jesuítas há mais de 450 anos. A cidade gravita em torno do Quadrado, uma enorme praça (que na verdade é retangular) com duas fileiras de casinhas simples e coloridas, sem postes de luz nem luminosos nas lojas. Sim, lojas. Onde antes viviam os nativos hoje estão instaladas lojas (de artesanato e de grife, inclusive) e restaurantes, o que traz um charme todo especial ao local. Especial porque a rusticidade não sucumbiu à especulação imobiliária e toda a arquitetura original foi preservada. Para se ter uma idéia todas as casas tem em sua porta uma placa com o histórico da família nativa que a ocupou. Bem interessante.

Ao fundo do Quadrado, de costas para a praia está a Igreja de São João, construída em 1650. Vale uma visita em seu interior de dia e, à noite, várias fotos externas, pois todo ângulo parece especial. Talvez "aquela" magia que tentei descrever lá em cima explique isso. Só vendo pra conferir. De resto, a orla é um convite à caminhada - uma seqüência de praias deslumbrantes e selvagens tanto ao norte (em direção ao Rio da Barra) quanto ao sul (até a Ponta da Itapororoca).

E acredite: o exercício se faz necessário pelos excessos que se cometem à mesa dos ótimos restaurantes da vila. No fim da tarde os nativos jogam futebol em frente à igreja. Deixe para almoçar tarde (sugestão: A Portinha) e assista a pelada de camarote. Imperdível. À noite, o Quadrado fica todo enfeitado por velas nas mesas dos restaurantes, estrelas no céu e vagalumes atrás da igreja. Não vou me prolongar afinal o blog não é meu ;).

Embarcando no mote da nova campanha da Visa, GO. Vá à Trancoso. É o mais encantador destino de praia do Brasil. E pelo que vi lá no rosto das pessoas isso não é somente uma impressão pessoal."

Sito.

Um comentário:

  1. Hum... Parabéns pelo texto! Eu fiquei mesmo com vontade de conhecer. Tinha outra imagem de Trancoso! Thenks for sharing!
    Paula

    ResponderExcluir